SETOR SOLAR: PERPECTIVAS E DESAFIOS
O setor de energia solar no Brasil segue avançando com força, mesmo diante dos desafios econômicos e regulatórios enfrentados no decorrer do ano de 2024.
A energia fotovoltaica se manteve como uma das fontes mais competitivas e sustentáveis tanto para pequenos consumidores quanto para grandes investidores.
Os desafios de 2024 abriram espaço para inovação e amadurecimento do mercado, bem como a sua profissionalização.
As perspectivas são no sentido de manter o crescimento no setor de forma contínua, com a adoção de novas tecnologias com sistemas híbridos e armazenamento de energia, em razão do aumento da demanda por fontes renováveis impulsionada por compromissos ambientais globais assumidos pelo Brasil.
A descentralização da geração de energia, através da GD – Geração Distribuída e da Geração Compartilhada continuará a ser um pilar para a democratização do setor, trazendo oportunidades para instrumentos de geração compartilhada, como consórcios, cooperativas, condomínios, EMUCs e associações.
O setor de energia solar tem demonstrado uma capacidade extraordinária de adaptação e crescimento, e há muito o que ser explorado no portfolio de produtos e serviços pelos profissionais do setor.
O crescimento do setor de energia solar é fundamental para a transição energética brasileira.
Fonte: @canalsolar @gustavotegon
Por: @juliana_de_oliveira_advogada (Advogada OAB/SC 32.906)